Horta escolar no Ensino Médio

domingo, 10 de julho de 2016

Experimento : A vela que levanta a água


Turma: 9 ano A
Professora: Jaqueline
Data: Maio/ 2016
E.E.B.Normélio Cunha

Materiais
  • Um prato fundo
  • Uma vela
  • Água
  • Corante
  • Fósforo ou isqueiro
  • Recipiente de vidro




Procedimento
*  colar a vela no centro do prato e depositar a água com corante no fundo do prato.
* acender a vela e colocar o copo de vidro com a boca pra baixo, deixando a vela dentro do recipiente.
 Em seguida  a água começa a entrar no copo ao mesmo tempo em que a chama da vela vai diminuindo, até que se apaga totalmente. Quando isso acontece, a água para de subir no copo.


Explicação
Ao o copo  por cima da vela o recipiente fica preenchido de ar quente, o que significa que a pressão dos gases aumenta. Conforme a água vai subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e a pressão atmosférica faz com que a água suba ainda mais




Experiência: Reação química

Experiência - Como fazer um vulcão em casa

Turma: 9° ano A

E.E.B Normélio Cunha
Professora: Jaqueline



Material:

• Bicarbonato de sódio ou fermento

• Vinagre

• Detergente da louça (opcional)

• Corante alimentar (opcional)
  É muito fácil demonstrar essa reação química  por exemplo, num copo alto  coloca-se duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Quando estiveres pronto para a erupção adicione vinagre e forma-se  uma coluna de espuma a elevar-se do fundo e sair pela borda do teu recipiente.

Se quiseres um vulcão maior podes fazer um pequeno truque, no fundo do recipiente antes de adicionares o fermento coloca um bocadinho de água com umas gotas de detergente.

Se quiseres um vulcão colorido ainda podes acrescentar duas ou três gotas de corante alimentar, da tua cor favorita, à água com detergente. Se quiseres uma "lava realista" usa corante vermelho.


Explicando a reação química
O vinagre é uma substância ácida . Esta substância reage com o bicarbonato de sódio no fermento produzindo uma grande quantidade de dióxido de carbono – um gás que, ao libertar-se, produz a espuma que vês.

Este fenômeno está presente na fabricação de  pães,  é o fermento que ao produzir dióxido de carbono, vai fazer as bolinhas vazias no meio da massa do pão ou do bolo.

Também se usa o bicarbonato para diminuir a acidez no estomago, precisamente porque ele reage com os ácidos em excesso e ajuda na digestão.

Já agora o dióxido de carbono é o mesmo gás que se liberta quando se queima a gasolina para fazer andar os carros e a quem os cientistas atribuem o efeito de estufa que já deves ter ouvido falar.