Horta escolar no Ensino Médio

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Experiência - As bolas de naftalina saltitonas

Dia de experiência
Turma: 9° ano
Escola João Santos Areão
Data: 19/06/2015

Reagentes e material necessário
  • Bolas de naftalina.
  • Água.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Vinagre.
  •  Frasco de vidro alto.

Procedimento experimental
  • Colocar cerca de 10 a 20 ml de vinagre dentro da proveta (ou frasco).
  • Encher o recipiente com água, até cerca de 3 dedos do seu rebordo.
  • Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Dissolver.
  • Introduzir cerca de meia dúzia de bolas de naftalina dentro do recipiente.
  • Observar o que acontece.
  • Se quiseres, podes experimentar adicionar algumas gotas de corante.


Explicação

O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar).

Essas bolhas de ar agarram-se às bolas de naftalina, atuando como bóias e deslocam as bolas de naftalina até à superfície. As bolinhas ficam temporariamente a flutuar.




Algumas dessas bolhas de ar, libertam-se à superfície, e sem a sua ajuda, as bolas de naftalina voltam a descer até ao fundo do recipiente. Depois todo o processo se volta a repetir, até que o gás formado na reação entre o bicarbonato e o vinagre se esgote.





Experiência: Coca-cola + mentos = explosão de gás

Dia de experiência
Turma: 9° ano 2
Escola João Santos Areão
Data: 19/06/2015

Materiais: 
  • Refrigerante de Coca- cola, de preferência  aqueles que sejam light ou zero, pois o açúcar presente na Coca-cola (comum) irá reprimir uma parte da liberação do gás, embora ela também realize o efeito desejado.
  • Bala Mentos
ProcedimentoO experimento é bastante simples:
1º passo: Abra a Coca-cola,
2º passo: Jogue uma pastilha Mentos dentro da garrafa. Apenas uma bala é suficiente para desencadear a reação, porém, muitos utilizam todas as unidades da pastilha.

Resultado:
Os refrigerantes, de uma forma geral, são feitos de água, açúcar, conservantes e fórmula química do sabor, que varia de bebida para bebida. Além é claro, do gás carbônico (CO2), que é a chave de todo o processo, a Coca-Cola é, então, uma solução supersaturada de gás carbônico.
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          As moléculas de água na superfície se atraem fortemente, formando o que se chama de tensão superficial. Essas forças fazem com que as moléculas de gás carbônico fiquem cercadas de inúmeras moléculas de água, impedindo, assim, a formação de bolhas de gás dentro do líquido. A reação que ocorre é a seguinte

Quando jogamos um Mentos na garrafa de Coca-Cola, a gelatina e a goma da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficial, dissipando energia para o sistema. O esquema do desenho é quebrado e as bolhas começam a se formar.
          O Mentos, por sua vez, é uma bala extremamente porosa com milhares de buraquinhos na sua superfície, lugares ideais para as bolhas de gás carbônico se formarem. A bala quando cai na  água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante. 

O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido.

Experiência : A vela que levanta água


Dia de experiência
Turma: 9° ano 2
Escola Estadual  João Santos Areão
Data: 19/06/2015

 Introdução:  Hoje os alunos realizaram um experimento sobre reação química. Sabemos que para ocorrer uma reação é necessário que os reagentes mantenham-se em contato, após isso ocorrer é necessário que haja necessariamente afinidade entre ambas as partes. Obstante a isso se faz necessário energia para que suas moléculas venham a colidir. Assim vários fatores se agregam a ocorrência da reação, tais como: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração etc. Ao entrar em concesso, o grupo decidiu abordar por meio de experiencias químicas do cotidiano, esses fatores. Entre eles, foi preferível usar temperatura e pressão, estando contidos em uma mesma reação.

Objetivo: Mostrar por meio da experiência, como as reações químicas, na qual abrange nosso cotidiano são compostas por fatores primordiais no aumento ou diminuição da velocidade de uma reação.

Materiais: 
  • Vela
  • Prato
  • Copo de vidro 
  • Fósforo
  •  Àgua
  • Corante
Procedimentos:
1- Colocar o corante em um copo de água e dissolvê-lo
2- Adicionar a água do copo dentro do prato
3- Colocar uma vela acesa em meio a água
4- Colocar o copo sobre a vela acesa

Resultados: 

Quando coloca-se uma garrafa ou um frasco  ( como no experimento) sobre uma vela acesa, o ar frio que está dentro do frasco é liberado dando lugar ao ar quente. Nesse momento ocorre uma diminuição do oxigênio dentro do frasco por causa da combustão da vela, e a sua chama se apaga. A temperatura começa a diminuir proporcionalmente com pressão e a pressão que está presente dentro do frasco compete com a pressão atmosférica que está fora que é mais forte, ou seja, a pressão atmosférica “empurra” o líquido para dentro do frasco fazendo a água subir.