Horta escolar no Ensino Médio

terça-feira, 17 de junho de 2014

Metabolismo das Plantas

O Metabolismo das Plantas : experiências desenvolvida na turma do 2° ano 1 inovador do ensino médio da Escola Jovem. 

Processo de condução de seiva
Processo de evapotranspiração
Força na Raiz
Fototropismo
Extração da clorofila.



AULA PRÁTICA: LABORATÓRIO DE BIOLOGIA
CONTEÚDO: METABOLISMO DAS PLANTAS
NOME _________________________________
ESCOLA________________________________
EQUIPE _____________SÉRIE_____________
PERÍODO ___________DATA _____________
Experiência: Processo de condução nas plantas
Procedimento:

Material:

PERGUNTAS:
1.    O que aconteceu com a flor branca?

2.    O que podemos provar com este experimento?



Experiência: Transpiração
Procedimento:

Material:

PERGUNTAS

1.    O que você observou?

2.    Por que isto aconteceu?


     3. A expressão: “a Amazônia é o pulmão do mundo” não está correta. Você saberia dizer quais são os grandes produtores de oxigênio em nosso planeta?


Experiência: Força na Raiz.
Material:

Procedimentos:

Perguntas:
1-      A final para que a planta precisa de uma raiz?

2-      Onde podemos encontrar raízes? Cite mais de um exemplo



Experiência: Em busca de luz            
Procedimento:

Material:

Perguntas:
1-      O feijão irá nascer sem a presença de luz?

2-      Explique o que é fototropismo.


Experiência: Extração da clorofila
Procedimento:

Material: 



Os seres vivos exibem uma variedade de cores que tornam a natureza exuberante. Dentre essas cores, há predominância dos tons verdes nas plantas e algas (seres clorofilados – que apresentam clorofila em seus corpos).
A clorofila (substância corante verde das folhas dos vegetais) é um pigmento muito especial por ser o principal componente nos produtores, algas e vegetais, já que possibilita a fabricação de seus alimentos pelo processo de fotossíntese.
A xantofila (substância corante amarela das folhas dos vegetais) substitui a cor verde da clorofila quando as folhas envelhecem e a eritrofila é uma substância corante vermelha, também, encontrada nas folhas dos vegetais.
PERGUNTAS:
1-      Qual o resultado obtido após mergulhar o papel-filtro no caldo homogêneo?



       2-Qual o nome dos pigmentos corantes observados no experimento?