Horta escolar no Ensino Médio

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Reprodução Assexuada: Propagação Vegetativa


Prática de Laboratório:
Turma: 1 ano 1 Inovador
Professora: Jaqueline

Tipos de Reprodução

Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama clone. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrem mutação gênica, ou seja, alteração nas seqüências de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
Vários são os seres vivos que se reproduzem assexuadamente e vários são os tipos de reprodução assexuada.

Materiais: Folha de violeta
                 Recipiente
                 Folha de ofício

Procedimento: Escolher uma folha de violeta com pecíolo e colocá-la no recipiente com água e aguardar de 7 á 15 dias até surgirem as primeiras raízes. Após plantar em lugar adequado para seu desenvolvimento. Com a prática mostrar um exemplo de reprodução assexuada que acontece no reino vegetal que pode ser feita com partes de folhas, caules ou raízes.


Moluscos


Turma: 2° ano 1 e 2 Inovador

Objetivo(s) 
  • Identificar os três principais grupos de Moluscos;
  • Explicar as principais diferenças entre os animais que fazem parte do filo dos Moluscos


Material necessário :
  • Conchas de gastrópodes
  • Um exemplar gastrópode: Lesma

Desenvolvimento :

Mostrar uma lesma e identificar o grupo desse animal. Nesse momento vamos discutir as características de cada grupo, permitindo que as características externas de cada grupo sejam levantadas pelos próprios alunos.  Os alunos vão perceber que os Cefalópodes são animais diferenciados, pois não apresentam concha externa, apenas a concha interna - apenas as lulas apresentam essa estrutura. É importante ressaltar que as conchas são construídas pelo próprio animal ao longo de seu crescimento e que o material do qual é feita se assemelha aos nossos ossos. Isso permite ao aluno a comparação da dureza das conchas e do nosso esqueleto. Vale destacar, também, o aspecto econômico que os Moluscos têm em relação a nós. Principalmente para as populações litorâneas e ribeirinhas, os moluscos são importante fonte de alimento, principalmente os mexilhões, ostras, vôngolis, lulas e polvos. Além disso, os bivalves também são usados na produção da pérola. 

Atividades: Montar um painel com as características morfológicas e fisiológicas dos moluscos.





                               
Observando as características das lesmas



Conclusão da aula: Todos observaram as principais características
dos grupos: Gastrópodes, Bivalves e Cefalópodes