Horta escolar no Ensino Médio

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Moluscos


Turma: 2° ano 1 e 2 Inovador

Objetivo(s) 
  • Identificar os três principais grupos de Moluscos;
  • Explicar as principais diferenças entre os animais que fazem parte do filo dos Moluscos


Material necessário :
  • Conchas de gastrópodes
  • Um exemplar gastrópode: Lesma

Desenvolvimento :

Mostrar uma lesma e identificar o grupo desse animal. Nesse momento vamos discutir as características de cada grupo, permitindo que as características externas de cada grupo sejam levantadas pelos próprios alunos.  Os alunos vão perceber que os Cefalópodes são animais diferenciados, pois não apresentam concha externa, apenas a concha interna - apenas as lulas apresentam essa estrutura. É importante ressaltar que as conchas são construídas pelo próprio animal ao longo de seu crescimento e que o material do qual é feita se assemelha aos nossos ossos. Isso permite ao aluno a comparação da dureza das conchas e do nosso esqueleto. Vale destacar, também, o aspecto econômico que os Moluscos têm em relação a nós. Principalmente para as populações litorâneas e ribeirinhas, os moluscos são importante fonte de alimento, principalmente os mexilhões, ostras, vôngolis, lulas e polvos. Além disso, os bivalves também são usados na produção da pérola. 

Atividades: Montar um painel com as características morfológicas e fisiológicas dos moluscos.





                               
Observando as características das lesmas



Conclusão da aula: Todos observaram as principais características
dos grupos: Gastrópodes, Bivalves e Cefalópodes


Nenhum comentário:

Postar um comentário