Horta escolar no Ensino Médio

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Atividade 3.3: Projeto Integrado de Aprendizagem em blog


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
22ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ARARANGUÁ
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MACARIO BORBA
AVENIDA FRANCISCO CAETANO LUMMERTZ JUNIOR, NOVA BRASÍLIA, Nº 800
FONE: (48) 3533-3392
e-mail: eemmacarioborba@sed.sc.gov.br
 

 

 

 
 

 

 

Projeto de Pesquisa para Feira Interdisciplinar

 

 

 

 
 

TEMA: WhatsApp vilão ou mocinho? 

Turma 3º 1 Matutino

 

 

 

 

Professores:

Giovana A. Mezzari

Jaqueline Machado

Leanny K. Aguiar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sombrio, 08 de Julho 2014.

1. Tema

WhatsApp vilão ou mocinho? 

 

2. Disciplinas Envolvidas

Química, Biologia e Informática.

 

3. Justificativa

            Atualmente as instituições escolares passam por certa dificuldade, o uso de celular e a facilidade de acesso a conteúdos geradores de polêmicas. Levando em consideração que a tecnologia e o uso dela faz parte da vida de todos os seres humanos. Hoje em dia o uso dessas tecnologias para trocas de dados e informação nas redes sociais é, entretanto um fato mais que comum principalmente entre os jovens adolescentes, fato este que pode ser considerado problema em determinados momentos. Sabe que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do mundo, onde mais de 64 bilhões de mensagens são trocadas por dia.  O estudo sobre as finalidades de uso do aplicativo livre WhatsApp com os alunos da Escola de Ensino Médio Macário Borba, nos leva a obter informações sobre como este App tão usando mundialmente é visto nesta instituição de ensino por todos os alunos frequentadores da mesma.

            Sabe-se que recentemente vários estudos sobre o uso de Apps e redes sociais vem sendo feitas, este tipo de estudo importante uma vez que poderá servir de alerta aos usuários sobre demais consequências que podem ser causados pelo uso tanto excessivo quanto indevido do App. Ao usar do App de forma errônea possibilita situações indevidas e abusivas. Quando os delitos virtuais aumentam surgem situações que afetam diversas dimensões da vida como a sexualidade do individuo. Por isso a conscientização pela integridade virtual da pessoa diante da necessidade de dar atenção e tutela ao direito de personalidade.  A pesquisa local irá de certa forma introduzir os alunos a realidade deles, tornando possível assim um debate entre ambas as partes, alunos e educadores.

            Diante do acima exposto, este estudo se torna importante, pois pretende auxiliar na divulgação de dados e discussões de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizadas pelos próprios alunos da escola.

 

4. Objetivos

4.1 Objetivos Gerais

Investigar significados, uso e finalidade do aplicativo livre WhatsApp na Escola de Ensino Médio Macário Borba,  a partir da visão dos alunos envolvidos na utilização do App.

           

4.2 Objetivos Específicos

            *Sistematizar e abordar o tema sobre tecnologias e uso do app WhatsApp;

            *Quantificar usuários da rede social;

            *Conscientizar sobre eventuais consequências devido ao mau uso do App;

 

 

5. Metodologia e Materiais

Metodologia:

            Revisão Bibliográfica, pesquisa de campo, análise de dados, retorno de resultados.

 

Materiais:

Laboratório de Informática

Internet

Data Show

Sala de Aula

Lápis, caneta, borracha

Caderno

Pen drive

Celular com o App WhatsApp

Auditório

Máquina Digital

Material impresso (banner)

 

6. Desenvolvimento

O desenvolvimento deste projeto passará por cinco fases. A pesquisa será realizada pela turma do 3º Ano 01 matutino, e será feita nas dependências da escola com todas as turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno. Os alunos se dividirão em grupos e executarão a pesquisa por meio de um questionário com perguntas fechadas.

As etapas seguirão um cronograma como o proposto abaixo:

 

Fase
O que fazer
De que forma
Quando
Apresentação do tema;
Divisão dos grupos para pesquisa.
Audiovisual
 
10/07   Qui
Pesquisa;
Visitas as salas de aula
14/07    Seg
Análise de Dados
Contagem e demonstração por meio de tabelas.
17/07   Qui
Pesquisa sobre o App WhatsApp
Laboratório Informática
21/07   Seg

 

Os resultados da pesquisa serão apresentados pelos alunos em forma de banner para exposição.

 

 

7. Considerações Finais

            O processo de realização a pesquisa, demonstrará quantitativamente pessoas que fazem uso do WhatsApp, como fazem e em que situação as utiliza, tornando possível assim fazer um levantamento dos dados obtidos e na sequencia a elaboração de um plano de retorno dos resultados a comunidade escolar e demais envolvidos. Espera-se que uma quantidade significativa de alunos façam uso do App WhatsApp, confirmando assim dados encontrados na literatura sobre o uso de redes sociais. Diante dos resultados que serão coletados busca-se também alertar a comunidade devido à fragilidade e consequência que o uso indevido do App pode trazer a vida de cada um. 

 

8. Referências

 

Marteleto RM. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos e transferência da informação. Ciência da Informação 2001;

Folha de São Paulo. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/04/1435942-teclar-demais-no-celular-pode-causar-whatsappinite.shtml/> Acessado em 08/07/2014 as 13:56.
 
 
 
 
Anexo do projeto: