Horta escolar no Ensino Médio

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A CRIANÇA E O MOVIMENTO









                                             A criança e o movimento



1- Objetivos:

·        Desenvolver o controle psicomotor da criança
·        Combinar diversos movimentos.
·        Propor desafios motores para os bebês estimulando o equilíbrio, agilidade. 
·        Potencializar o controle de sua motricidade.

2- Conteúdos:
                      
·        Jogos

3- Materiais utilizados:
                   
·        Corda
·        Cadeira
·        Colchonete
·        Cobertor

4- Desenvolvimento das atividades:

·        Amarrar uma corda em duas cadeiras, a cerca de 25 centímetros do chão para que a criança possa, pular por cima, ou passar por baixo.

·        Se deixarmos a corda no chão, formando um círculo podemos brincar de dar pulinhos, uma vez dentro e outro fora do círculo.


·        Brincar com as crianças de cambalhota é uma das brincadeiras que faz parte da infância e é muito importante para o desenvolvimento da criança.

·        Brincar de arrastar a criança sobre o cobertor, pois possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado à criança constrói a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio.

Projeto Interdisciplinar

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Centro Educacional Infantil Sonho de Criança
Turma: Pré- Escolar
Professoras: Ana Elizabete G. Velho
                      Laís M. Roque
                      Jaqueline F. M. de Borba

 Tema: Lixo e qualidade de vida
 
Problema de pesquisa: Lixo, como reciclar?

Objetivos:

·         Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para o meio  ambiente e para a sociedade.

·        Apresentar para as crianças o período de decomposição dos materiais como plástico, vidro, papéis, e outros.
·        Mostrar para as crianças que há como reciclar, e uma das maneiras são com trabalhos pedagógicos.






·       Reaproveitar o lixo e fazer novos materiais  diminuindo a poluição e preservando o meio ambiente.  
·        Trabalhar o folclore
Recursos:
                 * Garrafas pet
· Miolo de papel higiênico
· E.V.A
· Tinta guache
· Câmera digital                                            
Metodologia: 

 * Iniciamos a aula com aula dialogada, motivando os alunos, a cuidar do meio ambiente,
·        Separamos um cantinho na sala para os alunos levar os materiais.
·         Foi utilizado uma  tecnologia como a câmera digital para registrar o trabalho pedagógico.
·        Aproveitamos o mês de agosto que se trabalha o folclore, e construimos a curupira e o saci- perere reaproveitando um material reciclável. Colocando assim o projeto em prática. 

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos, na confecção dos brinquedos e avaliar o prévio conhecimento dos mesmos. Enfim as crianças são muito inteligentes e adoram participar das atividades.