UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLANO DE AÇÃO COLETIVA 3
CURSISTA: JAQUELINE FERREIRA MACHADO DE BORBA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLANO DE AÇÃO COLETIVA 3
CURSISTA: JAQUELINE FERREIRA MACHADO DE BORBA
PROFESSORES: GABRIELA DE LEON NÓBREGA RESES
PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA E INTEGRAÇÃO
Atividade
1 (Ação 1) - O que será Realizado?
A educação alimentar
e nutricional envolve modificação e melhoria do hábito alimentar e estão
relacionadas a representações sobre os alimentos, conhecimentos, atitudes e
valores. A educação alimentar e nutricional tem um papel importante em relação
à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na escola, onde os
jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da
saúde constituem importante meio de informação e formação de hábitos. Vou realizar a prática na turma do 1° ano 2
do ensino médio noturno na escola Macário Borba. Dando continuidade do conteúdo
“Os seres vivos e a energia” neste
conteúdo a um enfoque nos alimentos, pois eles podem ser considerados verdadeiros
“combustíveis” para as células do organismo. É o caso dos carboidratos (açucares,
massas, pães.) dos lipídios e gorduras e das proteínas. Partindo da realidade
dos meus alunos que estudam a noite e durante o dia trabalham. Vejo a
importância de desenvolver um projeto sobre alimentação saudável.
Socialização da produção da ação 3 ( atividade1) avaliação da experiência
O tema alimentação nos remete não só conhecer os alimentos mais é preciso ir mais além, devemos observar os hábitos alimentares dos nossos alunos e incentivá-los a ter uma vida saudável. A prática teve como objetivo conscientizar os alunos do valor nutricional dos alimentos e a sua importância para nossa vida. Dialogamos sobre a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são essenciais para a saúde. Utilizei o documentário além do peso que mostra a realidade dos hábitos alimentares de muitas famílias e sua consequência na saúde. Pois o resultado são crianças com doenças de adultos, como problemas de coração, diabete tipo 2 e obesidade. Nas aulas dialogamos sobre os grupos alimentares da pirâmide alimentar e enfim discutimos sobre a questão cultural. Não existe apenas a Pirâmide Alimentar Brasileira, existem diversos tipos de pirâmides adaptados de acordo com a cultura de um país, a disponibilidade de alimentos e os hábitos, além de pirâmides embasadas em pesquisas científicas. Alguns exemplos: pirâmide Norte-americana, pirâmide de Harvard, pirâmide da Dieta Mediterrânea e pirâmide Funcional. Utilizei a sala de informática o site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=847.
Tem muitas atividades como jogos, brincadeiras, leitura do valor nutricional de muitos alimentos. Houve a participação dos alunos em todas as atividades.
Tem muitas atividades como jogos, brincadeiras, leitura do valor nutricional de muitos alimentos. Houve a participação dos alunos em todas as atividades.