Horta escolar no Ensino Médio

domingo, 18 de setembro de 2016

Projeto: Diminiur o lixo orgânico e produzir adubo para as plantas da E.E.B Normélio Cunha

Turmas: 6 ° e 7° ano matutino
Professora: Jaqueline
Data: 16/09/2016


A E.E.B Normélio Cunha se localiza no  bairro Guarita- Sombrio- SC. É uma escola que atende o Ensino fundamental e Médio, a escola  tem  um espaço muito amplo, possui uma horta e muitas árvores nativas, e  o nosso objetivo com este projeto é diminuir o lixo orgânico e aproveitar o material produzido no processo de compostagem e construir um jardim utilizando garrafas pet.  O objetivo é   reciclar, reduzir e reutilizar. Os envolvidos vão ser os alunos, a direção e  professores.  1°passo é dar continuidade no cuidado de uma composteira que se encontra  com restos de frutas, casca de banana , restos de vegetais,  arroz, casca de ovos, e  com os alunos colocar  areia e água para contribuir no processo de decomposição realizado pelas bactérias e fungos com objetivo de obter  produto final que se chama húmus e  utilizar nas plantas como adubo simples e rico em nutrientes.   


Esse foi o 1° dia do projeto:  O material acumulado estava com mau cheiro porque o lixo orgânico estava apenas sendo acumulado, sem um tratamento adequado. 





Turma: 6° ano matutino
Explicando sobre o processo de compostagem  

A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. Se observarmos uma floresta, cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas  na escola é o mesmo processo que a natureza leva fazendo milhões de anos. Temos apenas que fornecer as condições adequadas para este processo.





 1° ação: Colocar areia, água e mexer este composto orgânico de restos de frutas, vegetais e folhas.



Controlando o processo de compostagem: 
Para se desenvolver  bem, os microorganismos  precisam de condições adequadas de areação, umidade e temperatura.


– Os restos orgânicos devem estar úmidos, mas não molhados. Caso o material fique muito seco colocaremos um pouco de água.
– Devemos remexer o material uma ou duas vezes por semana para permitir  a areação.
– Devemos controlar para que a temperatura não supere os 70 graus. Se ocorrer, remexa os materiais.





Resultado


O resultado foi a diminuição do lixo orgânico e a sua transformação em adubo verde para utilizar no jardim e nas plantas da escola.  Os alunos ficaram felizes com o resultado, pois juntos fizemos um lindo jardim com adubo  produzido na escola reaproveitando os restos da merenda escolar e garrafas pet, e contribuindo com o meio ambiente com práticas sustentáveis.