Horta escolar no Ensino Médio

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Aula Prática: Fermentação

    Experiência: Uma delícia de experiência
    Conteúdo: Reino Fungi
    Turma: 2° ano Ensino médio Inovador e regular




Materiais:
3 garrafas plásticas
3 balões
4 colheres de sopa de fermento seco

4 colheres de açúcar

4 colheres de farinha de trigo

Água morna

Fita adesiva
. funil

Procedimento:
- Numere as garrafas 1, 2, 3, despeje 100ml de água morna.

-Na garrafa 1: adicione 2 colheres de açúcar

-Na garrafa 2: adicione 2 colheres de farinha de trigo.

-Na garrafa 3: coloque 2 colheres de açúcar e 2 colheres de trigo. Depois uma colher de fermento em cada uma delas. Prenda com a fita adesiva e observe.


Após a experiência foi discutido com os alunos:

1.    O que encheu os balões de festa?                                               
2.     Por que isto ocorreu?
3.    De que forma este fenômeno ocorre na natureza?
4.    Qual sua importância?




Após os questionamentos, expliquei aos alunos que o aumento do volume da bexiga ocorre em razão do gás dióxido de carbono que é liberado da reação entre o fermento e o açúcar. Expliquei ainda que este é o mesmo gás que faz com que a massa dos pães cresça antes de ser assada.


Cultivando Bactérias




Conteúdo: Reino Monera
Turma: 2° ano Inovador e regular
Data: 10/04/2014

Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
  • Bactérias
  • Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
1. Cultivando bactérias

Objetivo
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.

Material (para o meio de cultura)
• 1 pacote de gelatina incolor

• 1 xícara de caldo de carne

• 1 copo de água

Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne

Material (para a experiência)
• Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo

• Cotonetes

• Filme plástico

• Etiquetas adesivas

• Caneta

Procedimento
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.

Explicação
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem.

Esse ambiente pode ser alimentos mal-embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungo











Aula prática: Por que o pão cresce

Aula prática: Reino Fungi
Turma: 2° ano regular
Professora regente: Kátia
Professora laboratório Biologia: Jaqueline
26/05/2014

 Fungos na Indústria Alimentícia

Os fungos são utilizados em diversas áreas da industria alimentícia, por exemplo na produção de bebidas alcoólicas, onde as variações entre as bebidas alcoólicas se dão através do substrato fermentado, do tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação.
Na produção de pães, massas e bolos, de forma que o levedo Saccharomyces cerevisae se alimenta dos açucares e libera gás carbônico e gás etílico, esse gás faz com que a massa se torne leve e macia.

Segue abaixo uma receita de pão caseiro
• 2 copos e1/2 de água morna
• 20 g de fermento biológico
• 1 kg de farinha de trigo
• 1 ovo
• 1/2 copo de óleo
• 1 colher de sopa de sal
• 6 colheres de sopa de açúcar
MODO DE FAZER
1. Morne a água em uma panela e despeje nela o fermento o açúcar e 7 colheres de trigo
2. Cubra com um guardanapo e reserve por 10 minutos
3. Observe que virou uma esponja, agora acrescente o restante dos ingredientes e pouco a pouco vá colocando o trigo
4. Amasse a massa com as mãos até que fique bem macia e desgrudando das mãos
5. Coloque na panela cubra com o guardanapo e reserve por mais 10 minutos
6. Unte a assadeira com margarina, divida a massa em 3 pedaços e enrole como preferir
7. Cubra a massa e coloque no sol por alguns minutos que ela crescerá bem
8. Em seguida é só assar em fogo baixo até que fique corada