Horta escolar no Ensino Médio

terça-feira, 24 de junho de 2014

Flor : A importância desse órgão para a planta

Experiência: Despindo uma flor
Turma:2° ano1 inovador
Data: 24/06/2014
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar qual grupo de planta apresenta flores.
  2. Enumerar e identificar as partes de uma flor e a sua importância para a planta
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 
Professor para iniciar a aula relembre com seus alunos as características dos quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas). Com esse resgate de conhecimentos prévios os alunos deverão identificar que flores e frutos são órgãos vegetativos presentes no grupo das Angiospermas. Como metodologia o professor poderá dividir a lousa em quatro partes e nomear cada uma delas com um grupo vegetal. Anteriormente a essa aula o professor poderá confeccionar placas em papel cartão com características dos quatro grupos vegetais. O professor irá apresentando as placas aos alunos e questionando a qual grupo pertence determinada característica. As placas deverão ser fixadas na lousa com fita adesiva no quadrante referente ao grupo vegetal. Ao final deverá ser destacado o grupo vegetal que apresenta flores e frutos.
*Dica: professor coloque as placas da forma como os alunos sugerem. Depois de todas as placas inseridas na lousa, se for necessário faça intervenções reorganizando as placas e explicando o porquê da troca.





Atividade 2 


 Conversar com os alunos sobre a importância das flores e sua principal função. Solicite também que observem se todas as flores são iguais; se são diferentes o que as diferencia. observar as partes das flores e colar em uma folha colocando seus nomes.