Horta escolar no Ensino Médio

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Experiência : A vela que levanta água


Dia de experiência
Turma: 9° ano 2
Escola Estadual  João Santos Areão
Data: 19/06/2015

 Introdução:  Hoje os alunos realizaram um experimento sobre reação química. Sabemos que para ocorrer uma reação é necessário que os reagentes mantenham-se em contato, após isso ocorrer é necessário que haja necessariamente afinidade entre ambas as partes. Obstante a isso se faz necessário energia para que suas moléculas venham a colidir. Assim vários fatores se agregam a ocorrência da reação, tais como: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração etc. Ao entrar em concesso, o grupo decidiu abordar por meio de experiencias químicas do cotidiano, esses fatores. Entre eles, foi preferível usar temperatura e pressão, estando contidos em uma mesma reação.

Objetivo: Mostrar por meio da experiência, como as reações químicas, na qual abrange nosso cotidiano são compostas por fatores primordiais no aumento ou diminuição da velocidade de uma reação.

Materiais: 
  • Vela
  • Prato
  • Copo de vidro 
  • Fósforo
  •  Àgua
  • Corante
Procedimentos:
1- Colocar o corante em um copo de água e dissolvê-lo
2- Adicionar a água do copo dentro do prato
3- Colocar uma vela acesa em meio a água
4- Colocar o copo sobre a vela acesa

Resultados: 

Quando coloca-se uma garrafa ou um frasco  ( como no experimento) sobre uma vela acesa, o ar frio que está dentro do frasco é liberado dando lugar ao ar quente. Nesse momento ocorre uma diminuição do oxigênio dentro do frasco por causa da combustão da vela, e a sua chama se apaga. A temperatura começa a diminuir proporcionalmente com pressão e a pressão que está presente dentro do frasco compete com a pressão atmosférica que está fora que é mais forte, ou seja, a pressão atmosférica “empurra” o líquido para dentro do frasco fazendo a água subir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário